Contra a Alienação de Afectos


"Está um lindo dia Mamã, acho que hoje vou poder comer um geladinho!" Estas foram as palavras que a Matita disse quando subi os estore do quarto e depois de um grande Xi apertadinho. É assim que diariamente enriqueço o dia! É tão bom acordar e sentir a felicidade desta forma tão transparente e verdadeira.. a felicidade inocente de um prazer de uma criança que me enche o coração. Eu tenho sorte. Tenho uma filha que eduquei com todo o afecto e respeito, e assim hoje ela retribui-me diariamente com os sorrisos e alegria contagiante.
Por vezes, e cada vez mais, sinto que vivo numa Sociedade em que os afectos estão a pouco e pouco a ser alienados. O stress, os novos interesses, o querer sempre mais e a insatisfação são para mim a causa deste acontecimento.
Dou por mim a pensar como seria em tempos... o tirar do chapéu quando um cavalheiro passava por uma senhora na rua e a cumprimentava, a corte e rituais associados ao "namoro" e "casamento" da época, a escrita de longas cartas de amor implícito mas nunca declarado... Desejava ter vivido nesse tempo em que tabu não era falta de liberdade mas sim respeito. Respeito, Afecto, Sensibilidade, Bom senso, Agradecimento, Atenção, Privacidade... são valores que caiem em desuso de forma tão abrupta nos dias de hoje. E porque? Eu ainda acredito neles, guio-me por eles. E não sou nenhuma Santa, sou uma mulher alegre, brincalhona, intersectiva e as vezes ate impulsiva. Mas uma coisa não afecta a outra e por isso a nós Mulheres sugiro que pensem e reflictam que a emancipação não é a perda de valores mas o ganho e o respeito da Sociedade. Não estou contra o open mind, as relações de uma noite nem nada que se pareça estou a favor da preservação do afecto, do mimo, do beijinho, da carícia....

1 comment:

LuiGi said...

Moral da história, deste o gelado à miuda ou não??