Efeito do merecido Elogio

Há, primeiramente, que observar algumas regras que um bom elogio deve seguir para cumprir o seu objectivo. Deve ser sincero (as jóias, as pinturas podem ser falsas, elogios jamais até porque se assim forem não colam), deverão ser elegantes e adequados ao momento para que sejam naturais e obedeçam ao contexto a que se propõem. Se for dito olho no olho, em publico e no timing certo, corre para a meta que ganhaste a corrida! Há aqueles que inatamente seduzem e sem se aperceberem eficazmente usam o elogio como estratégia de conquista, conhecem o poder do elogio sobre o alvo.
Não é de gentileza que falo. Gentis devemos ser com qualquer ser humano, todos precisamos de delicadeza, atenção, para que civilizadamente possamos conviver e caminhar para a felicidade. Contudo não é esse gesto que divulgo, aqui, na minha sagaz campanha a favor do culto dos valores não só morais mas principalmente pessoais.
Não sei será devido ao meu cromossoma XXR, mas considero o merecido elogio um dia ganho, um sorriso verdadeiro, uma chama na alma, um cartão de crédito com plafound ilimitado! Sim o merecido elogio não tem preço, não tem data de validade e melhor rejuvenesce. Estou seriamente a pensar que fórmula da juventude eterna existe e entre os vários componentes está com certeza o merecido e bem dado elogio!
Reconhecer méritos, habilidades, qualidades inatas ou adquiridas com a experiencia da amarga/doce vida. Não falo de graxa. Enalteço o elogio verdadeiro e o seu poder tanto no receptor como no emissor. Venha do chefe, do professor, da mãe, do conhecido ou do desconhecido satisfaz mais que mousse de chocolate em fase de carência! (confesso aqui dentro dos aconchegantes parêntesis que se vier do sexo oposto, aposto que a validade e efeito serão ainda maiores).
Resumindo, quando temos dúvidas se a senhora está grávida ou gorda, calemo-nos! Se a cor da camisa do patrão não combina com as calças, esqueçamos. Não iremos ganhar nada e faremos perder muito. Mas se acharmos que aquele corte de cabelo embelezou a funcionária do café, ou o vestido da amiga deixou-a sexy, ou que o seu colega de trabalho fez muito bem aquele relatório, façamos o merecido elogio! Jamais deixemos escapar a oportunidade. Para ti pode ser a constatação do óbvio, para quem ouve pode significar um esperado lustre na auto-estima, aquela necessária massagem ao ego, o estímulo para uma decisão adiada... Pode significar menos sessões de terapia no psicanalista, ou menos meia dúzia de lágrimas... Ou apenas resultar num sorriso iluminado, que vai gerar outros elogios e fazer alguém ainda mais feliz! E se ainda assim não convenci pensa que também gostarias de o receber.

4 comments:

email said...

Nem mais...

talvez sem teres estudados tais assuntos (sra. engª), disseste muita coisa certa... e importante... tem a ver com a necessária 'motivação' que cada pessoa individualmente precisa para adquirir auto-confiança, vigor, destreza e essencialmente criatividade e originalidade.

Um elogio certo na altura certa... leva-nos a acreditar... a não recear o erro...

Em toda obra de Génio, reconhecemos nossos próprios pensamentos rejeitados.

Na verdade... li á uns bons anos um livro... 'gestor um minuto' onde retratava exactamente isso... o 'elogio um minuto' melhora drásticamente a produtividade...

E depois é uma questão de humanidade... mas parece que em portugal tem funcionado sempre 'o desprezo um minuto' não é?

Beijos...

teresa said...

Concordo contigo plenamente amiga!!!!

Elogios no timing certo fazem verdadeiros milagres!!!!! :)

E aproveito para te deixar aqui um!!!!

Love you SIS, por tudo o que és e significas para mim!!!!
És uma excelente AMIGA!!!!!
Uma Mãe extremosa, uma Mulher fantástita em toda a sua essência, Linda (por fora e por dentro) acrescendo a tua Inteligência!!!!!!

Susana said...

Vou explorar mais isso..

Ler-te é sentir um pouco da pessoa que és.

Beijo*

Andreia Garcia said...

Admiro muito o teu Blog Rita.

Parabéns pela forma como relatas os pensamentos mais simplórios que nos atravessam a todos, mas que tu aqui e desta forma tão límpida consegues expor e transpor qualquer complexidade ou tabu que se possa fazer dos conteúdos do que tu aqui nos congratulas.
Se bem que não só de pensamentos, mas convido-te a espreitar também o meu.
www.riskuz.blogspot.com