Cruz/Vida/Fado/Estima

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."
E com este mote começo.
..
- Só me acontece a mim...
- Eu nunca vou conseguir...
- Nada acontece como espero...
etc, ect, ect...
.
Somos atropelados diariamente por estes desabafos de amigos e desconhecidos. Nos programas matinais da tv portuguesa, no telejornal do almoço, no jornal sensacionalista que mais vende nas bancas, na novela do inicio e fim de noite... Na minha, e tão minha e só minha, perspectiva da coisa, culpo a sociedade de hoje por cultivar tão exaustivamente a frustração. É banal a queixa, o coitadinho, a vitima... e ao invés de ceifar esse sentimento logo á nascença, não. Parece que gostam de ser e ver a desgraça. Se não há desgraça inventa-se. E, esta não é uma crítica aos meios de comunicação, porque estes apenas transmitem aquilo que o ouvinte, o leitor ou o telespectador quer. A mentalidade da coitadinha que merece a festinha, o apoio, porque é frágil, mas o problema é a unha encravada ou o cabelo espigado, Versus, a tasse bem, com o coração na lama e problema na redline, mas que é forte, e então não precisa que lhe dêem nada e muito pelo contrario, tiram-lhe porque esta não é frustrada e nós gostamos delas é bem deprimidas. Isto é uma bola de neve que cresce em cada esquina enfarinhada na inveja.Este pais que tanto se vangloriosa com os brandos costumes, apodrece com os brandos valores. Problemas todos têm. Uns mais graves, outros menos. Cada problema na óptica de quem o tem. Mas, vitimas são as das guerras, as das violações, as das agressões, as da fome. Chega de se acomodar ao sofrimento e ao destino mal fadado que cada um escolhe. As cruzes são todas diferentes, umas de palha, umas de madeira, outras de ferro. Bora cultivar a iniciativa, a auto-estima, a entreajuda. Lá por alguém ter inventado o fado e com ele ter carregado cada português com o saudosismo não quer dizer que agora não adoptemos o Funk e o cantemos á nossa maneira.

3 comments:

teresa said...

Darling....
Amei suas palavras como sempre!!!!!
Até porque voce sabe a opiniao que nutro por aqueles que só são vitimas no seu próprio mundo, que têm crises existênciais, só porque têm tudo!!!!
Bora lá trocar o fado pelo FUNK!!!!
Nós gostamos é disso!!!! LOLLLL
Aliás, nós as duas já trocamos o fado há muito!!!!! LLOOOLLLLLL

Love you SIS!!!!

email said...

muito bem dito...

Apenas acho que, relativamente á 'opção de ser derrotado' a coisa pode não ser sempre assim.

A derrota tal como a vitória existem... não temos opção de escolher... depende sempre da virtude individual, da conjugação da sorte ou momentum, da nossa capacidade e perserverança.

Agora a forma como se encara a derrota... essa sim é de facto opcional. Vendo bem até acho que era mais nesse sentido da frase, não é? pois, pronto a idade tem destas coisas...

P.S. sugiro que estes 'miminhos' possam ser escritos numa janelinha, tipo pop-up, kisto dum gajo ter que voltar a trás para reler, em luanda demora muiiiito tempo.

BlueRabbit said...

O mal não é só português. A natureza humana é mesmo assim, como espécie temos um mórbido fascínio pela desgraça alheia. O problema em Portugal é que, para além disso, temos, como tão bem disseste, muito impregnada na sociedade a ideia do fado, do saudosismo, como se o facto de termos sido grandes noutros tempos quisesse dizer algo.

A verdade é que a única coisa que se ouve é que "estamos na cauda da europa", somos sempre os últimos numa estatística irrelevante qualquer. Nunca ninguém tem nada de bom, construtivo para dizer.

Se é verdade que a natureza humana dita muita coisa, também não deixa de ser verdade que os portugueses são muito peculiares na maneira como a deixam controlar a nossa vida em sociedade.

De resto, todos os nossos problemas acabam por ser triviais e relativos, quando colocados em determinado contexto com quem de facto é vítima. Nunca iremos ter vidas perfeitas, cheias de momentos bons e nenhum momento mau. Mas a forma como recuperamos dos desaires com que inevitavelmente nos iremos deparar diz muito de nós, de quem somos, do que queremos ser. E o teu post já diz muito sobre ti :)

Bjinho gde! ;)*