a escolha da frustração

São 10.45 da manha, esta nublado mas a temperatura é agradável. Em pleno centro da cidade e fechada no escritório, ouço o rebuliço do trânsito abafar o canto da rola do vizinho. Devia estar a estudar mas sinceramente não consigo. Fui reprovada a época passada injustamente a esta disciplina. O que me enfurece e que enfurecia qualquer ser humano que se empenhou e trabalhou. Enfim tenho a dizer que levo da Universidade do Minho muito más recordações a este nível. A "expressão faca e queijo na mão" assenta como uma luva ás "autoridades" e friso " autoridades" e não digo Professores, porque esses deveriam existir para educar, ensinar e acima de tudo dar o exemplo de valores sociais aos seus aprendizes. Tenho de acabar o curso. Este que não ambicionei mas que escolhi depois de frustrado o sonho. Penso que a predisposição que nos é inata deverá ditar a nossa profissão. Isso não me aconteceu... e sim afirmo não me sinto nem um pouco realizada com o curso que frequento. Pois, mas a vida é assim mesmo, " não se pode ter tudo"! Vou enjoar-me mais um bocadinho com mecanismos de cálculos plásticos e modelação estrutural porque esse é o meu futuro e dele já não posso fugir.

5 comments:

Anonymous said...

Força minha querida!!!!
Partilhaste comigo essa injustiça de que foste alvo e só te posso dizer que é em situações como essa que nós nos apercebemos como somos pessoas indefesas e que por muito que a razão esteja do nosso lado, nada podemos fazer para ganhar a batalha.
Enfim, é lamentável!...

MAS O MAIS IMPORTANTE É QUE EU ACREDITO QUE TU AGORA VAIS VENCER E QUE VAIS TIRAR UMA NOTAÇA :)

É SÓ MAIS UM ESFORÇOZINHO!!!!

Um beijo enorme.

M. said...

Ja somos duas amiga !!!!

Mas tb te digo... perante isso so nos resta passar agora, e mostrar a essas ditas autoridades o nosso valor , valor esse k nos foi tirado injustamente ha 2 meses atras...

Nao dá vontade de estudar, pk é daquelas "coisas" que tu olhas e dizes... " Porque vou estudar isto, se é uma coisa k ja sei? é sempre a mesma coisa" ... Entao nao se consegue estudar...

Mas logo la estamos, para mais uma vez lutar contra os "bichos papões" que sem dó nem piedade, e com toda a injustiça do Mundo, nos fizeram ir lá hoje outra vez repetir este exame, para mostrar que sabemos e que vamos passar e que, acima de tudo, esta será das últimas vezes que temos que lidar com isto e olhar para eles...

Anonymous said...

"..Tenho de acabar o curso. Este que não ambicionei mas que escolhi depois de frustrado o sonho..." impressionante como me revejo a cada dia que por cá passo!!Este ano para mim vai ser de luta..trabalho, estágio e ainda cadeiras para fazer!Mas vou conseguir...e tu também! é só ir buscar forças.. porque elas estão lá, dentro de nós!!
Bjs e FORÇA!!

BlueRabbit said...

Compreendo muito bem a tua revolta, com a UM, com o curso. Como tu própria disseste, é o teu futuro e dele já não podes fugir. Ainda assim, a tua vontade de mudar o estado de coisas, de ter um impacto por onde quer que passes não se vai esgotar por tirares o curso A ou B.

Eu também tinha uma predisposição para outra área, completamente distinta, e era algo que eu gostava particularmente de fazer há uns anos atrás. Mas por outros condicionalismos tive de optar por uma solução intermédia, que foi o curso de IG. Foi o falhanço que sabes. Depois só tive mesmo a opção de vir para onde estou. Não gostei do curso, não gostei dos professores, não gostei do ambiente entre os colegas de curso. Mas neste aspecto particular da minha vida, não me deixei ir abaixo, nem deixei que condicionasse minimamente o meu estado de espírito, por uma vez que fosse... porquê? Simples, o meu curso pode não ser o que eu queria, mas vai-me dar algo que eu preciso (o canudo). A partir daí, as minhas saídas profissionais até podem ser condicionadas pelo curso que tirei, mas não me vai impedir de fazer o meu percurso, ser o que eu quero ser. Quanto muito, aprecio estes anos na UM pela experiência de vida, pelo que aprendi em termos pessoais, pelos poucos, mas bons amigos que fiz. É o que melhor retiramos disto.

Não te deves sentir limitada pelo curso que estás a tirar. Podes não gostar, podes não estar realizada com ele, mas isso não quer dizer que não possa ser tudo totalmente diferente, uma vez terminado. Não quer dizer que vás ser mais ou menos feliz, que vás ser melhor ou pior pessoa.

Já te disse e reafirmo, onde quer que estejas, a fazer o que quer que estejas a fazer, sei bem que irás lutar por um mundo melhor, sei bem que irás ser bem sucedida. Só gostava que mais pessoas fossem como tu... ;)

Miss you *

LuiGi said...

Rita, sei que o que te vou dizer não chega e não é suficiente para 'calar' e 'acalmar' essa revolta.. mas como eu sei do que falas.

E pelo que leio, não somos os únicos.

Vá, Força! Pensamento em frente... somos mesmo muito 'grandes' e bons de coração para nos deixarmos levar por estas 'pauladas'.

Sei que vamos vencer.. e vencer muito bem!!

Força e Grande beijo!!