Teoria da Motivação de Maslow

"Na segunda metade dos anos 50, Maslow assumiu que as necessidades humanas estão organizadas numa hierarquia de importância, representada graficamente na forma duma pirâmide, cuja base é preenchida pelas necessidades fisiológicas e de sobrevivência e o topo por necessidades de status e auto-realização. Evidencia-se deste modo a crença segundo a qual se poderá reduzir o Homem a leis meramente racionais, quando pensamos no concretizar das suas próprias necessidades, defendendo ainda este importante autor que poucos ou nenhuns procurarão o reconhecimento pessoal, ou o status, se as suas necessidades básicas não estiverem satisfeitas. Mas, será que a tão famosa pirâmide das necessidades de Maslow continua actual?"
Adaptado
Adorei descobrir a obra do Psicologo Abraham Maslow. A teoria da motivação de Maslow assenta numa abstracção - a conhecida pirâmide das necessidades de Maslow - em que cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
É difícil no entanto definir o conceito de motivação. O motivo é aquilo que impulsiona o indivíduo a agir de determinada forma. As pessoas são diferentes no que se refere à motivação: as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, gerando assim diferentes padrões de comportamento; os valores sociais, as capacidades para atingir os objectivos são igualmente diferentes, etc. Pode dizer-se então que a motivação corresponde ao conjunto de factores psicológicos, conscientes e não conscientes de ordem fisiológica, intelectual ou afectiva, os quais agem entre si e determinam a conduta do indivíduo. As diferentes motivações e cognições de uma pessoa explicam a diferença do desempenho de cada uma.
Se há tema que me motiva é esta ciência quando cruza o campo filisófico.

No comments: