RL no essencial

Acordei de bem com a vida! Apesar da mente estar desentendida de emoções e a alma por vezes em pranto, decorei o meu universo com pensamentos optimistas! O tempo, esse, evapora-se em conta-gotas e não estou para pensar em amores com labirintos de trevas, nem em tristezas que gotejando me levam ao pior dos humores. Não estou para palavras de uma brancura inaudível nem para pensamentos superficiais da consciência. Encaro o meu dia-a-dia sempre como uma aventura na selva da hipocrisia e injustiça. Acreditando que a perturbar com o sossego das palavras correctas posso, diariamente, criar, para além da realidade comodista da generalidade. Eu, sempre eu, em perfeito despenteio de ideias, mas a arder de boa-vontade, apesar de não haver fio lógico nem rigor histórico. Isso a mim não me incomoda de todo, gosto dos meus momentos de sonhadora de nariz no ar. Os dias secos de imaginação aliviam-me mas… incomodam-me. Seja lá como for, cada um que tire de mim a realidade que mais lhe convier. Aprendi a adaptar-me às opiniões dos outros, mesmo que provisórias, e em jeito de mil comédias dos tempos modernos. Tudo me serve para eliminar o bolor quotidiano, e espantar as noites suadas de angústia. Comecei a ler um pequeno livro de poemas, de folhas brancas e letras gigantes com cheiro adocicado de papel antigo. Peguei-lhe mesmo só para lhe sentir o cheiro … muitas vezes para me sossegar, basta-me o cheiro de um livro. Depois a minha alma flúi, entre sílabas e tumultos, em busca do essencial. Essa busca que me bloqueia o viver na “normalidade imbecil e estéril”, abalroando os meus dias. Mas vale-me este lugar de privilégio, de pensamento disperso, onde me aflora o instinto, na conjugação íntima entre mim e as palavras. Um surto afectuoso entre mim e o texto, que me tranquiliza e dilui a ansiedade… conseguindo quase sempre através da ponte formada pela palavra atingir o tal objectivo. Sou constantemente impetuosa. Admiro fervorosamente os audazes, os que ousam, os que não têm medo do Politicamente correcto e com garra ultrapassam criticas e fazem o Mundo evoluir para a próxima etapa.
De mim no essencial
Rita Nogueira

2 comments:

Bombokinha said...

Oh baby, às vezes a alma simplesmente doi...outras vezes acalma-se de uma forma em que ficamos meias inertes...Nao que a dor tenha passado, apenas que fica adormecida...
"Leio-te" e releio-me...

Anonymous said...

Realmente, qdo escreves... nem sei como caracterizar tanta emoção em forma de palavras... revejo-me no que dizes como, estou certo, a grande maioria das pessoas capazes de sentir algo.

Fico feliz que estejas de bem com a vida, ainda que com reticências.

Sim, o mundo é hipócrita e injusto. Sim, as pessoas tendem a desiludir-nos ocasionalmente. Sim, as trevas, a tristeza, a dor são factos da vida.

A vida é feita de ciclos, maus e bons, uns piores, outros melhores, uns mais longos, outros mais curtos. O importante é sabermos estabilizar a nossa vida em função disso, saber aproveitar todas as pequenas coisas boas da vida e não nos deixarmos abater por nada do que nos rodeia.

Costumo pensar frequentemente que era óptimo não sentir nada. Que era fantástico viver na ignorância. Por exemplo, olho para as crianças e invejo a inocência, o estado emocional puro em que elas se encontram. Não seria excelente poder viver num mundo em que tudo é novo e nada nos incomoda profundamente, em que não temos consciência da nossa vulnerabilidade emocional?

Mas, se virmos bem as coisas... sentir algo, emocionarmo-nos com algo é o que faz com que a vida tenha sentido. Mal ou bem, é o que faz de nós humanos, é o que reveste a nossa presença física de valor, de uma certa aura, de consciência... é o que nos torna diferentes uns dos outros. Há sentimento melhor do que sentir uma onda impiedosa de emoções a invadir-nos o corpo e a alma? Sentirmos que estamos de facto vivos? :)

Passei os últimos anos fechado de emoções. Porque não queria sentir nada. Porque era melhor assim. Estava enganado. Uma noite chuvosa de queima provou-me isso mesmo.

Sei, acredito piamente, que assim que acabes o dimensionamento de rotundas e metas semáforos em tudo quanto é canto e esquina, se vai iniciar um bom ciclo na tua vida. E que tudo o que te possa afligir vai ficar de lado ou simplesmente perder importância.

Acredita tu também :)

Vou voltar às minhas funções com três variáveis...

Bjo gde *