Hugo...


"A imortalidade que nos promete uma vida eterna amarra o homem mais fortemente à Terra. Poderá parecer que há aqui contradição; se há tanta vida, quer dizer, a imortal, além da terrena, porque estimar tanto esta última? Acontece o contrário; é em virtude da sua fé na imortalidade que o homem alcança o seu fim razoável na Terra. Sem fé na imortalidade quebram-se os laços que prendem o homem à Terra, tornando-se mais subtis, mais frouxos, e a perda do alto conceito da vida (ainda que se sinta apenas em forma de inconsciente pesar) leva, inevitávelmente, ao suicídio. "

Fiodor Dostoievski



Quem se mata corre atrás de uma imagem que forjou de si próprio... mata-se para existir. Sem consciencia que poderá haver um amanha melhor porque é tão pesado o breu da infelicidade. Porque acordar é saber que existe amanha e que tudo será horrivelmente pior ou igualmente sofrida a Vida, a Sorte que não aparece, a imagem triste que tudo que existe e realmente se tem é nada e que sofrer é o destino irremediavelmente cruel. Que lutar não tem sentido porque a guerra está perdida e o vencedor enterrou vivos os ultimos suspiros.

Como compreendo a tristeza. Como compreendo a desilusão e a frustração. Porque a consigo compreender respeito e temo.

1 comment:

Anonymous said...

Antes de mais, perdoa-me a intrusão.
Adorei este post. Tristeza, desilusão e frustração... compreendo-o tão bem, a minha vida tem tanto disso. Tocou cá dentro, mesmo. Obrigado.
Bjinhos *****