1º dia de aulas da Matita

Hoje é o 1º dia de aulas da Matita.

No meio do entusiasmo do primeiro dia, a angústia da mamã e da Matita eram visíveis. O que não é de estranhar, pois, ao contrário da Matilde muitos meninos choravam agarrados às mães. Como explica Ana Sofia Melo, psicóloga escolar e da educação «Algumas crianças têm tendência para evidenciar comportamentos ansiosos, choro frequente, pesadelos e agitação nocturna, evitamento, medos, ansiedade de separação face aos pais».

Tentei ajudá-la a ter uma boa noite, conversei com ela, fizemos-lhe uma massagem para que ficasse mais relaxada e reduzisse a ansiedade que apareceu estes dias e a nossa caloira da primária lá adormeceu.

A Matita manteve o seu estilo e enfrentou impecável a situação: às 8:55h saiu do carro com a nova mochila de rodinhas da “Tinker Bell”, que ela própria criteriosamente escolheu no Corte Inglês, e lá fomos os 3 a conversar até á entrada do colégio. Estava enfeitado com balões e cartazes a anunciarem as boas-vindas. Aí encontramos a amiga Mafalda e ambas seguiram juntas de mãos dadas até á sala de acolhimento, onde os outros coleguinhas esperavam para formar o comboio que os ia levar á salinha. Dei um grande beijão na minha Matita e disse-lhe para se divertir! Porque se aprender for uma diversão acaba por ser uma distracção e não uma obrigação.

Estou feliz por um lado, vejo a minha menina crescer a tornar-se responsável, mas por outro lado vejo-a a perder a infância e a entrar no “sistema”. É um misto muito significativo e intenso de emoções. Sobre isto vou reflectir, absorver ao máximo tudo e tirar daqui mais uma experiência.

Por muito difícil e quase impossível que seja tento proteger a Matilde das dificuldades da vida, explicando e advertindo que existem. Tentando sempre arranjar formas de prevenção e aconselhamento para a frustração, por inevitável e saudável até que a enfrente. Sinto que o medo que as crianças sentem da mudança faz parte de uma etapa que as ajudará a serem mais autónomas, mais responsáveis e a relacionarem-se consigo e com o mundo de uma forma pacífica.

Comecei a estimular a Matilde com tarefas e jogos adaptados a esta etapa, que elogiem e reforcem as suas aquisições, de modo a fortalecer a auto-estima, falei positivamente da escola como o local onde vão aprender mais sobre a vida e fazer novos amigos. Tentamos criar um ambiente familiar em que a Matilde assume um papel activo e interventivo na interajuda, onde existe comunicação efectiva e aberta e espaço para o diálogo, onde se proporcione a protecção mas se faculte a autonomia e a responsabilidade.

É mais um dia marcante na história de vida da Matilde, assim como tantos e bons espero com ela partilhar. Desejo-lhe serenidade, prudência e que tenha dentro dos problemas que a vida impuser a maior tranquilidade possível para atingir os objectivos que ela traçar.

Sorri filha. 

Que a vida te sorria de volta e te encha de alegria minha princesa!

6 comments:

Joana Ramalho said...

Parabéns pelo maravilhoso blogue e especialmente pelo texto de hoje, que reflecte na exactidão os sentimentos desta mamã, também mamã da Matita. Apesar de ser a entrada no "sistema", que seja também mais um passo para a magnifica construção que elas têm em mãos, a construção de uma vida em que sejam verdadeiramente felizes. Um abraço, Joana

BibaRita said...

Olá Joana,

Obrigada pela atenção ao escrever o seu comentário.
Este está a ser um dia que sei que recordarei para o resto da vida e com todo o turbilhão de sentimentos á mistura ficará a marca do "1º dia de escola".
É realmente viver tudo como se fosse a 2a vez!
Ter um filho é uma segunda vida!

Um abraço

Unknown said...

Rita,
PARABÉNS!!!

De longe, mas sempre perto e atento não posso deixar de te felicitar pela forma como levas e encaras a vida. As dificuldades, os momentos, as alegrias e as decisões.

Parabéns!! Não me canso de o dizer.

Estava a reler alguns mails que tinha na minha caixa de correio e vi um teu que 'anunciava' esta tua 'parte'. Vim ver por curiosidade e acertei neste momento.

Lindo!!!


Toda a sorte, toda a força, todo o Amor do mundo para a Matita e para ti que lhe dás isso tudo!

Um grande beijinho e um forte e sentido abraço deste teu sempre amigo!
Luis


PS-é provável que só venha ver este blog de novo qd a Matita entrar para a faculdade. :p

BibaRita said...

Luisão Obrigadão!

Estão a ser dias realmente sentidos positivamente e quero absorve-los ao máximo!

Podes ir passando por cá mais cedo tipo quando a Matita for para o ciclo :)

Um forte abraço!

BlueRabbit said...

Lindo, sem dúvida. Fico muito feliz por ti e pela Matita. Tinha de te deixar aqui os meus parabéns, por tudo o que sempre procuraste proporcionar à Matita, pela verdadeira Mãe que és e sempre foste.

Espero, sinceramente, que a vida vos sorria sempre, sempre.

Um grande beijinho à Matita!

Fiquem bem ;)*

BibaRita said...

Obrigado EDU!

Que bom ler e sentir estas palavras!

A vida pode não sorrir e tentar pregar um montão de partidas que vou sempre tentar vestir a "couraça" e nunca desistir, defender quem me quer bem, quem tem valores e merece!

Tudo de muito bom para Ti!