Mi Ki: a boneca Blythe


Lançada em 1972, a boneca Blythe (pronuncia-se "Blaite") é um máximo!

Conquistou a mulherada fashion. Com o seus olhos enormes, cabeção e corpinho fino, ela arrasa vestidinha com peças de dar inveja a qualquer fashionista.

A boneca Blythe, lançada na década de 70 e rejeitada pelas crianças da época que ficaram amendrontadas com seus olhos e cabeça imensos, agora é hit entre adultos. Em 2001, ao ser fotografada para um editorial de moda pela americana Gina Garan, a boneca chamou atenção da empresa japonesa Takara, que a relançou. De lá pra cá, ela já teve figurinos desenhados por marcas como Valentino, Prada, Dior, Gucci e estilistas como John Galliano, e vem conquistando fãs e colecionadores que se dispõe a desembolsar muitos euros por um exemplar.

A Blythe tornou-se um ícone fashion.
No entanto eu descobri a blythe pelo seu "lookalive" expressão que usaram para me caracterizar há já uns aninhos largos. As suas expressões assustadoramente reais fazem parecer com que a boneca fale, grite, sorria!

Notem que ser assustadora é o charme desta boneca, cuja característica marcante é ter aqueles olhos enormes que mudam de cor e um cabeção.

27 anos depois do fracasso do seu lançamento, as bonequinhas voltaram com força total mas desta vez atingindo o público adulto. O motivo: elas são totalmente customizáveis, mudam a roupa, a maquiagem, os cabelos.

Diferente de tudo que já foi produzido em matéria de bonecas, a Blythe caiu no gosto de quem adora moda e ganhou status de Fashion Doll. Virou toy art, vintage, artigo de colecionador. E tem uma história tão peculiar quanto seu rosto, enorme em comparação ao corpo. E só ver algumas fotos, dignas de editorial de revista, pra logo entender porque essa bonequinha de olhos esbugalhados é tão querida

Já foram lançadas cerca de 130 modelos de Blythe, entre 2001 e 2009. A versão menor, chamada de Petite, já foi lançada em mais de 280 versões. Gina Garan vende no seu site tudo do universo Blythe: livros, roupas, acessórios, olhos (sim, a boneca pode ter os olhos trocados em diversas cores) e até as famosas fotos que ela tirou no final dos anos 90.

Estou, completamente, rendida a esta boneca. A característica mais marcante e notável são os olhos que mudam de cor e posição ao puxar de uma corda amarrada à parte traseira da sua cabeça. Umas mais agressivas, outras mais amorosas, gosto de todas! E, quando fecham os olhos têem as cores e os desenhos mais lindos nas pálpebras. Must-have, at least one!

Na Primavera de 2009, Alexander McQueen lançou uma linha de moda para uma campanha publicitária com bonecas "Blythe".

1 comment:

Ricciardi said...

É engraçado... há muitos casos por esse mundo fora de pessoas que não tiveram razão na altura em que viveram e que mais tarde se tornaram em génios.

A proposito de bonecas, há umas, cujo nome não me recordo, que tiveram um sucesso incrivel; acho que são aquelas pequininas com as quatro cores de pele da humanidade... uma preta, outra branca, outra asiatica e outra india.

Pois bem, o criador desse sucesso de vendas, é hoje um multimilionário americano que, faliu sete vezes na tentativa de as fabricar e comercializar; à oitava tentativa Alguém concedeu-lhe a vitória... as bonecas foram aceites pela criançada e um sucesso universal de vendas.

O que é que mudou? o génio era o mesmo, os metodos de comercailização semelhantes... o que mudou foi um ligeiro pormenor... o conceito de belo da sociedade, motivado pelo fim do apartheid e dos movimentos anti-racistas.

O génio tinha razão, embora antes de tempo. O tempo e o timming das acções é fundamental para que boas ideias possam prosperar, estar certo no momento certo. Dificil e muito colado com a sorte ou com o destino, ou será que não?

Oncle Ricardo