Se eu fosse...


Lembro-me que na primária fiz uma redacção sobre o banal tema das profissões, que começava com a seguinte expressão: "Se eu fosse...". Não me recordo por completo o que escrevi na altura, mas as profissões, que o comum imaginário infantil se lembra, lá estariam com certeza estampadas. Os cabeleireiros, os policias, os médicos e por demais profissões de fácil ou curiosa aprendizagem.
Hoje gostaria imenso de escrever o "se eu fosse" porque escreveria o que não fui e não o que gostaria de ser como quando tinha 8 aninhos e nada sabia. Ou melhor sabia que as cabeleireiras punham as pessoas bonitas e consequentemente alegres e bem dispostas, que os médicos tratavam das dores e novamente e consequentemente ponham os doentinhos alegres e bem dispostos e os policias prendiam os maus da fita e assim os bonzinhos riam e eram felizes para Sempre. O " Se eu fosse" de hoje começa já a ser o "Se eu tivesse sido". Mas como não olho para trás e o "Se tivesse sido" não me leva a lado nenhum vou pensar assim: e "Se eu deixar de pensar em Ser talvez passe a Ser". Complicado. Confuso. pois... mas esta é uma questão que não vou ponderar vou tomar como certa e seguir.

2 comments:

email said...

podia ter sido... posso ainda ser... duas faces, a mesma moeda.

Nunca é tarde para recuperar velhos sonhos... nem sempre conseguimos ter exito... mas se não tentarmos com toda a nossa determinação, nunca o saberemos.

Exito e fracasso, são duas coisas que apenas dependem do nosso estado de espirito.

O fracasso é sempre garantido... o exito depende, normalmente, de quantas vezes fracassas-te e como aprendes-te a lição.

O que é que realmente importa na vida? - apenas ser feliz e fazer os nossos felizes. Lutar por aquilo que nos trás felicidade... o caminho pode ser duro... mas quando chega lá... bem.

Beijo di luaanda.

Anonymous said...

Olá.

Obrigado pela transcrição de um texto meu sobre o casamento. Cheguei lá através dos links.

Parabéns pelo blog. Anda um bocadinho tristinha, não?

Se tiver tempo e vontade leia o Adam Philips, um psicólogo ingles fantástico

PL