O CAMELO ;)


"O camelo é um mamífero roedor que habita as regiões desérticas de África, Arábia e Ásia Central.
Existem duas espécies de camelos: o dromedário ou camelo árabe, que tem uma só bossa, e o bactriano, mais comum na Ásia Central, que possui duas.
Durante muito tempo pensava-se que as bossas continham água, necessária às grandes travessias do deserto. Mas o que acontece é que os camelos, sempre que podem, comem em grandes quantidades, sobretudo alimentos ricos em líquidos como os cactos ou outros vegetais, de forma a criar reservas de gordura. Essa gordura é armazenada nas bossas e utilizada sempre que o animal não pode comer ou beber. Por isso ele é capaz de andar mais de 100 km num só dia sem se alimentar.
Adaptado à vida no deserto, o camelo desafia as areias, o vento, o sol e as altas temperaturas. A suave pelagem que o cobre permite uma certa refrigeração e impede que o Sol ou as areais batidas pelo vento possam ferir a sua pele. As patas largas e chatas suportam o seu peso na areia, impedindo que o animal se enterre, e as longas pestanas protegem os olhos das partículas que as tempestades levantam.
Os camelos que hoje conhecemos são quase todos domesticados. Normalmente vive até aos 40 anos."

2 comments:

M. said...

loooooooooooooooool

Definitivamente mto obrigada ritinha lolol, sinto-me mto mais culta com a tua explicação no que diz respeito aos camelos LOLOLOL.

******** Bjuu

Anonymous said...

E os outros camelos que roubam o nome aos verdadeiros?
Esses não domesticáveis: andam por aí selvagelmente à solta.cuidado com eles, podem paerecer tão fofinhos como os verdadeiros...Lindo!