verdades

Pessoas que se comportam de acordo com o ambiente eram avaliadas como tendo "dupla personalidade". É uma só: a do egoísta que só cuida de si.

Não se pode confiar nos que estão chorando e brigando com seus parceiros e que, em seguida, atendem a um telefonema alegres e brincalhões.

Nos vestimos de acordo com o ambiente. Não vamos ao enterro ou à balada com a mesma roupa que usamos em casa; mas a personalidade é a mesma!

Quando falo em "dupla personalidade" penso em pessoas grosseiras e agressivas no ambiente doméstico e delicadas e gentis quando lhes convém.

É muito difícil desenvolver a capacidade de reagir a situações agressivas com ponderação, sem ir para o "tudo ou nada" (nossa resposta natural).

Pessoas hábeis no trato social não são dóceis quando vítimas de agressividade injustificada. Reagem com veemência, mas não na mesma moeda.

Não cabe alguém achar que é razoável "descarregar" frustrações sobre o parceiro; isso não é uma forma aceitável de compartilhar os problemas.

Quando uma pessoa é grosseira na intimidade e delicada no convívio social, sua verdadeira personalidade é a que se manifesta dentro de casa.

No comments: