De mãe para filha

CRÓNICAS DE UMA MÃE DIVORCIADA | QUERIDA FILHA, A MÃE JÁ TEVE O DOBRO DA TUA IDADE!

Por Kiki

Querida filha, 
A mãe foi jantar fora com amigos. E depois do jantar foi a um sítio beber um copo e dançar um bocado. 
A mãe esteve a olhar para meninas com o dobro da tua idade e a imaginar como será quando chegar a tua vez. Como serás tu quando chegar a tua vez. 
A mãe viu meninas, com o dobro da tua idade, a beber álcool. A beber álcool como se bebessem sumo. 
A mãe viu meninas, com o dobro da tua idade, a dançar. A dançar como se o seu corpo fosse um presente que ofereciam a quem ali estivesse. 
A mãe viu meninas, com o dobro da tua idade, vestidas para sair à noite. Vestidas como se estivessem despidas.
A mãe já teve o dobro da tua idade. Bem sei que os tempos mudaram muito. Quando a mãe tinha o dobro da tua idade não ia para discotecas. Ia para casa de amigos ver filmes. Rir de coisas parvas. Cantar ao som de uma qualquer guitarra tocada ali ao vivo. Jogar cartas. Conversar noites a fio. Quando a mãe tinha o dobro da tua idade não tirava selfies. Nem sequer havia telemóveis com câmara. Tampouco tínhamos telemóveis. Tirávamos fotografias. A fazer caretas e sem maquillage. Porque o que interessava era divertirmo-nos. 
Quando a mãe tinha o dobro da tua idade não bebia vodka. Nem Gin. bebia Coca-Cola e ice-tea e não precisava de se embebedar para se divertir. 
Quando a mãe tinha o dobro da tua idade, não fumava um maço de cigarros numa noite. Experimentava os primeiros cigarros e dividia um com as amigas. Depois caíamos para o chão enjoadas e tontas com o disparate que estávamos a fazer. 
Com o dobro da tua idade a mãe não dançava de forma provocante com as amigas. Só para chamar a atenção dos rapazes. Porque chamava a atenção dos rapazes através do sorriso ou da conversa ou da minha forma de ser. 
Quando a mãe tinha o dobro da tua idade, não partilhava fotografias no Facebook, colava-as em álbuns e esperava que os amigos fossem lá a casa para fazermos comentários reais e ao vivo e darmos gargalhadas juntos.
Os tempos mudaram muito meu amor! E tu ainda és nova para entender o que estou a dizer. O que mais me apetecia era pegar em ti e nessa menina que está a crescer e guardar-te no meu colo. Para sempre!!! Para ter a certeza que nada de mal te vai acontecer. Para ter a certeza que nunca vais fazer escolhas erradas. Para ter a certeza que nunca, nenhum rapaz vai magoar esse teu coração doce! 
Mas eu sei que não o posso fazer. Sei que tenho de deixar-te crescer. Que tens de aprender com os teus próprios erros e fazer os teus próprios disparates. Tal como eu fiz os meus. E sei que tenho de confiar em ti. E em mim. Só que, quando a mãe tinha o dobro da tua idade, as ferramentas não eram as mesmas. Os erros não estavam tão disponíveis.
Querida filha do meu coração, a mãe ficou tão triste com o que viu... Com o que as meninas com o dobro da tua idade fazem hoje em dia. A mãe ficou com medo. Sim! As mães também sentem medo! Sobretudo nos assuntos relacionados com filhos.
Só quero que te lembres por favor! Para sempre. Que a tua maior arma é o teu sorriso. A tua maior ferramenta é o teu carácter. A teu maior trunfo é a tua força. 
O teu corpo não é presente para ninguém. O teu corpo é para ser respeitado, cuidado e honrado. Principalmente por ti. Os outros farão dele aquilo que tu permitires. O teu corpo guarda o teu maior tesouro: a tua alma e aquilo que és! 
E não deixes NUNCA que alguém te tente mostrar o contrário. 
Brinca muito, diverte-te muito, vive muito, dança muito e namora muito! 
Sem nunca te esqueceres que o teu sorriso, o teu carácter e a tua alegria são as melhores coisas que podes oferecer a quem estiver à tua volta. 
E eu vou estar aqui. Para orientar o teu caminho sempre que tiveres dúvidas. Mas te ajudar sempre que caíres. Para soprar as tuas asas sempre que quiseres voar.
Adoro-te meu amor! Até ao céu. Ida e volta. Infinitas vezes!

Acompanhe a Kiki e a sua família de 3 e 1/2 no Facebook 

No comments: