sustentabilidade solidária

“O Sol individual está frio, escondido, quase morto. A vontade de mudança está próxima da inexistência: a realidade é tão desesperadora que é preferível fechar os olhos e seguir em busca da inexistência; a realidade é tão desesperadora que é preferível fechar os olhos e seguir em busca de alimento. A consciência da miséria moral e institucional existe. No entanto, o Sol continua omisso. Tornar-se cidadão significa dar lenha ao fogo interior para queimar as podres raízes do individual e se lastrar para as mortas raízes do mundo. O brilho e o fogo do cidadão-Sol não dependem do brilho dos outros sóis. Os parâmetros e os valores morais foram, então, distorcidos.”


Rodrigo de A. Hornhardt

1 PME, no mesmo dia, 3 bebes!

Hoje dia 3 de Junho estão prestes a nascer 3 bebes da familia NVE!

Há empresas fantásticas que proporcionam o bem estar das familias e que se traduz na contribuição para o tão necessário aumento da natalidade em Portugal!

Parabéns aos 3 papás e ás 3 mamãs! 


Feliz Dia da Criança

"Mas o melhor do mundo são as crianças"

Façamos cada um a nossa parte para pelo menos as crianças  á nossa volta tenham uma infância com dignidade, felizes, divertidas, sonhadoras, encatadas, despreocupadas!


Viva as crianças e aquela que resta em cada um de nós façamos que viva para sempre!



BricoLar: eu gosto!

Este fim de semana eu quero BricoLar Muito!
Não sei se depois vai dar tempo ou se vou arranjar outra coisa para fazer mas planos para BricoLar tenho imensos ;)
E BricoLar só faz bem: perdemos peso, puxamos pela imaginação, criatividade e afins, ficamos estouradinhos, damos risadas, não vamos para o ambiente claustrofóbico e nada recomendável dos shoppings apinhados gastar os euritos que temos que poupar.

Conclusão: Quem BricoLar só vai a Ganhar!

30

Hoje faço 30 anos.
Mais farei
Menos nunca terei
Normal não é
Diferente nem tanto
Esquisito
Estranho
Não defino o que sinto
Mas é intenso
Crava a alma
Sufoca o pensamento
Chamam-lhe responsabilidade
Eu chamo-lhe desconforto temporal
Parabens a ti Rita Nogueira

a prenda

p.s. de inicio (não gosto mesmo que me perguntem o que quero ou preciso para prenda de aniversário. para a mim o dar é igual ao receber e quando dou não é porque espero receber, porque eu dando recebo! fácil!)

a prenda...
o desejo...
o sonho...
quem não quer?
quem não deseja?
quem não o tem?
a prenda embrulhada no teu desejo de dar com o sonho de satisfazer... 
é a prenda ideal para mim!

da BibaRita*

Liz Taylor forever

"O seu nome será sempre sinónimo do glamour e dos anos dourados de Hollywood. O seu olhar azul será sempre o de Cleópatra. O coração de Elizabeth Taylor parou hoje aos 79 anos, no Hospital de Los Angeles, onde estava internada há dois meses. Liz Taylor, como era conhecida, participou em 50 filmes. Os papéis principais em "Quem tem medo de Virginia Woolf" e "O número do amor" valeram-lhe dois Óscares da Academia."


Maria João Costa

"Elizabeth Taylor foi uma das mulheres mais belas e influentes em Hollywood. E também dona de uma das vidas mais agitadas do mundo do cinema. "

"A legendária atriz Elizabeth Taylor, famosa por seus deslumbrantes olhos cor de violeta, seus oito casamentos e uma brilhante carreira cinematográfica, morreu nesta quarta-feira, aos 79 anos, vítima de complicações cardíacas.

Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei.Continuamente me estranho. Nunca me vi nem achei. De tanto ser, só tenho alma. Quem tem alma não tem calma. Quem vê é só o que vê. Quem sente não é quem é. Atento ao que sou e vejo, Torno-me eles e não eu. Cada meu sonho ou desejo. É do que nasce e não meu. Sou minha própria paisagem. Assisto à minha passagem. Diverso, móbil e só. Não sei sentir-me onde estou. Por isso, alheio, vou lendo. Como páginas, meu ser. O que segue não prevendo. O que passou a esquecer. Noto à margem do que li. O que julguei que senti. Releio e digo: Fui eu. Deus sabe, porque o escreveu.
F.Pessoa

Gosto pela fotografia

Gosto da fotografia antiga, da nova e daquela que ainda não tirei. Gosto de fotografia urbana, fotografia de retrato, fotografia artística, fotografia de fotojornalismo, fotografia modificada, fotografia de rolo e digital. Gosto de fotografia a cores e b&p. (a sépia não me seduz). Gosto de fotografia de telemóvel ou camara xpto. Gosto do que a fotografia me transmite e que é só meu. Gosto de fotografia porque o momento fotografado é sempre único e insubstituível. Gosto de fotografia porque é sempre tirada de forma diferente dependendo da sensibilidade de quem a tira. Gosto de fotografia desde pequenina, crescendo de forma desmesurada na adolescência e vivido esse gosto, agora, com a forma ponderada que a idade nos dá. Gosto de fotografia e não de imagens em geral. Gosto de fotografia mas não me atrai a pintura em geral e apenas determinados quadros. Gosto de fotografias tiradas por uma boa Leica.


O Gosto pela fotografia não se descreve... é profundo demais. 

do meu estilo


do meu estilo de tamanho
do meu estilo de design (retro chic)
do meu estilo de decor (livros+máquina+caixinhas)
do meu estilo até de telemóvel (iphone 4)

Viva a Vida

"Navega, descobre tesouros,mas não os tires do fundo do mar, o lugar deles é lá.
Admira a Lua, sonha com ela,mas não queiras trazê-la para Terra.
Goza a luz do Sol, deixa-te acariciar por ele.O calor é para todos.Sonha com as estrelas, apenas sonha,
elas só podem brilhar no céu. Não tentes deter o vento, ele precisa correr por toda a parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde. As lágrimas? Não as seques, elas precisam correr na minha, na tua, em todas as faces. O sorriso!Esse deves segurar, não o deixes ir embora, agarra-o! Quem amas? Guarda dentro de um porta jóias, tranca, perde a chave! Quem amas é a maior jóia que possuis, a mais valiosa. Não importa se a estação do ano muda, se o século vira, conserva a vontade de viver,não se chega a parte alguma sem ela. Abre todas as janelas que encontrares e as portas também. Persegue o sonho, mas não o deixes viver sozinho. Alimenta a tua alma com amor, cura as tuas feridas com carinho. Descobre-te todos os dias, deixa-te levar pelas tuas vontades, mas não enlouqueças por elas. Procura! Procura sempre o fim de uma história, seja ela qual for. Dá um sorriso àqueles que esqueceram como se faz isso. Olha para o lado, há alguém que precisa de ti. Abastece o teu coração de fé, não a percas nunca. Mergulha de cabeça nos teus desejos e satisfá-los. Agoniza de dor por um amigo, só sairás dessa agonia se conseguires tirá-lo também. Procura os teus caminhos, mas não magoes ninguém nessa procura. Arrepende-te, volta atrás, pede perdão! Não te acostumes com o que não te faz feliz, revolta-te quando julgares necessário. Enche o teu coração de esperança, mas não deixes que ele se afogue nela. Se achares que precisas de voltar atrás, volta! Se perceberes que precisas seguir, segue! Se estiver tudo errado, começa novamente. Se estiver tudo certo, continua. Se sentires saudades, mata-as. Se perderes um amor, não te percas! Se o achares, segura-o! Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. "O mais é nada".

Vicio bom:The Twilight

 Stephenie Meyer

 "Eu realmente acho que essa é a metáfora secreta dos meus vampiros. 
Não importa ao que você está preso na vida ou o que acha que tem que fazer; sempre pode escolher outra coisa. Há sempre um caminho diferente"



Gostei imenso e recomendo! Deixo a imagem da cena que mais me marcou em The Twilight Saga.


e uma foto dos actores principais Bella (kristen Stewart) and Edward (Rob Pattinson)  deste amor invencivel... sobrenatural... aquele amor que nos faz suspirar como adolescentes para sempre :)


Que bom ter estes miminhos de livros e filmes!

boca de sino

Elas voltaram e como eu as adoro!


"des"espera na "in"segurança social

...para bom entendedor meia palavra basta.
mas deixo estas para ver se acertam:

- fila
- café de 45 min
- multidão
- poucos bancos
- paga e cala
- reclama depois
- volta no dia seguinte porque falta sempre qualquer papel

a vida "Costa" neste Pais desgraçado.
Tonturas
Vertigens
Desiquilibrio
Mau estar permanente
...

Geração Rasca vs Geração Deolinda

Prefiro ser da Geração Rasca á geração Deolinda. Porque de rasca foi intitulada uma geração que se opôs a mudanças ilogicas de um ministério da educação e a geração deolinda a nada se opõem nem quer.
Prefiro ser rasca porque rasca não é reles por mostrar o traseiro mas, por fazer valer as suas ideias. Porque a geração deolinda só sabe bem é queixar-se, mas mudar algo "tá queto", dá trabalho e fica mal.
Sou da rasca, das que ainda lutou por um serviço público de educação com igualdade, justiça e hierarquia. Sou da rasca porque não sou parva e sei que 1,2,3 diplomas não me servem sequer de papel de parede.
Não sou deolinda porque se eu não "lutar" ninguém o fará por mim. Não sou deolinda porque escrevo cartas, e-mails, posts e dou as duas faces. Não sou deolinda porque aceito o erro mas exijo justiça. Não sou deolinda porque ainda prezo os valores mais altos que fazem um Ser Humano não ser um Macaco. Não sou deolinda porque me revolto com vigarices, calúnias e hiprocrisias. Não sou deolinda porque o meu brinquedo preferido é uma caneta e não um cartão de crédito.

Não sou deolinda porque sou rasca e quem é rasca não é deolinda!

my brand

Recomendo: Black Swan

Perturbador. Hipnotizante. Marcante. Sinistro. Controverso. Palavras que me surgem para descrever o filme Cisne Negro (Black Swan, EUA, 2010) interpretado pela sempre fantástica Natalie Portman.

"Thriller psicológico baseado no famoso balé “O Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky, “O Lago dos Cisnes” é um balé de autoria de Tchaikovsky que conta a história de Odette, linda, pura e virginal menina que foi sequestrada e aprisionada no corpo de um cisne branco pelo diabólico feiticeiro Rothbart . Pelo feitiço, de dia ela e seu séquito seriam cisnes e à noite reassumiriam sua forma humana, sendo quebrado somente por um homem que lhe jurasse amor verdadeiro. Com o sequestro de Odete, sua mãe, de tanta tristeza, chorou copiosamente e suas lágrimas transformaram-se num lago em que os cisnes se reuniam. Após ganhar de aniversário um arco e flechas, o Príncipe Siegfried sai para caçar na floresta e chegou ao lago dos cisnes. Ao cair da noite, vê as aves tornando-se em mulheres e logo se apaixona pela Rainha dos Cisnes, Odette, convidando-a para um baile na noite seguinte. No baile, Rothbart aparece com sua filha Odile com a aparência de Odete, mas como se fosse um cisne negro transformado. Seduz Siegfried e ele lhe jura amor eterno, pensando ser Odette. Ao chegar ao baile, o cisne branco percebe que o único que a amou não lhe era mais fiel e, portanto, o feitiço não seria quebrado. Voando de volta para o lago dos cisnes, Odette se depara com Siegfried, que lhe pede perdão e entende que a Rainha dos Cisnes será para sempre uma ave; desesperada e magoada, o Cisne Branco atira-se no lago e morre, porque somente a morte lhe daria a tão sonhada liberdade."

O filme tem como papel de parede o mundo do ballet de Nova York, e mostra a estranha relação de Nina (Natalie Portman) e Lilly (Mila Kunis). Nina é uma menina que dança na grande companhia de ballet do grande coreógrafo Thomas Leroy (Vincent Cassel), sem que tenha interpretado grandes papéis. Contudo, com a aposentação forçada da grande diva Beth Macintyre (Winona Ryder ), O lugar de rainha dos cisnes fica vago. Nina consegue o papel, personagem esta que é um cisne, que ora é branco e puro, ora é negro e perverso, apesar de Thomas achar que sua disciplina e delicadeza virginal são perfeitas para o papel do Cisne Branco, mas a luxuria e sedução do Cisne Negro é sempre interpretada pela mesma bailarina, pois elas têm que ser iguais afinal para enganar o Príncipe. O problema é que Nina ainda vive num mundo de fantasia e pureza, tendo sido reprimida e super protegida pela mãe uma ex bailarina que nunca chegou perto do estrelato e projeta na filha suas frustrações, e isso reflete-se no perfil pisquiatricamente duvidoso de Nina (costuma coçar-se de nervosa até sangrar, arranca pedços de pele, é bulímica, cleptomaníaca e extremamente retraída). Ela tem 28 anos, ainda mora com a mãe e o seu quarto é rosa, cheio peluches e adormece ao som de uma caixa de música.

Iniciados os ensaios, Thomas insiste pungentemente que Nina deve libertar-se de sua ortodoxia e deve buscar seu lado selvagem e livre, ou seja, somente conseguirá interpretar a Rainha dos Cisnes com perfeição se deixar de lado um pouco de seu perfil “cisne branco” e permitir-se viver as experiências do cisne negro. Nina, envolve-se então num thriller psicológico cheio de referências a “O Lago dos Cisnes” e onde não se consegue distinguir entre realidade e esquizofrenia.

O papel de um cisne negro, perverso e sedutor revela-se um tremendo desafio para ela, e à medida que Nina vai entrando mais no papel, ela começa a perceber que está a perder a sua sanidade mental.

As oscilações de Nina e principalmente sua transformação no Cisne Negro na noite de estreia do “Lago dos Cisnes” são cenas bastante fortes, pois seu alter ego deixa bem claro que, para que a bailarina possa interpretar essa personagem, é capaz de tudo, inclusive de cometer crimes.

Cisne Negro não é uma história de ballet, trata-se de uma história em que o maior conflito ocorre na mente de Nina, cuja sensação de segurança proporcionada pela mãe começa a desaparecer no momento em que ela descobre que está despreparada para o papel mais importante da sua vida.

O longo clímax de Cisne Negro tem algo de épico, repleto de reviravoltas que me impediram de respirar com tranquilidade durante todo o filme.

"Ela só queria ser perfeita. Ele só queria mostrar uma vida sem barreiras. "

Dois lados, duas facetas, luz e sombra, uma dualidade eterna representada no conto do Cisne Negro. Há duas forças maiores em conflito: a busca pela perfeição e o autoconhecimento.

O Cisne Negro levanta várias discussões e questiona uma sociedade de exageros: mentais e físicos. Mostra as reacções desconexas de uma mente decidida a criar sua própria versão da realidade, libertando desejos reprimidos, sonhos selvagens e atitudes impensáveis.

São duas histórias simultâneas colaborando para um final apoteótico.




em modo: auditoria SG


"*Auditoria: Exame formal das finanças, práticas gerenciais ou operações de uma empresa. Uma auditória contribui para melhorar a organização da empresa sugerindo mudanças em sua política, apontando erros e ajudando a aperfeiçoar suas operações, os relatórios de uma auditoria são fontes seguras de orientação imparcial e especializada para os negócios.  Sabemos a importância de uma auditoria numa empresa, pequenas e grandes empresas utilizam esse recurso para identificar os problemas e corrigir-los."
"Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas que eu nunca pensei que iriam me decepcionar, mas também decepcionei alguém.

Já abracei para proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos,e amigos que eu nunca mais vi. Amei e fui amado, mas também fui rejeitado, fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, e quebrei a cara muitas vezes!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só para escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade, tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)!

Mas vivi!
E ainda vivo.
Não passo pela vida.

E você também não deveria passar.

Viva!

Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve.

E a vida é muito para ser insignificante."

de Augusto Branco

"VIDA" por Augusto Branco

“Para que quero pés, se posso voar?”
 
Frida Khalo

pensamento semanal

"Quando queremos fazer uma coisa, arranjamos uma solução.

Quando não queremos, arranjamos desculpas."

Blythe - BibaRita alter-ego

Mi ki a pura Blythe

Uma definição, vários barretes a serem enfiados:

"O plágio consiste em apresentar um projecto de outrém como se fosse seu. Além de revelar incompetência na criação intelectual (em casos de trabalhos copiados literalmente), o indivíduo plagiador demonstra carência de princípios éticos, porquanto se apropria de obra alheia."



"O plágio de ideias é mesquinho por parte de quem o pratica e um tanto dessa forma, ainda que menos, por parte de quem dele reclama excessivamente.



De faCto, na História, as grandes idéias, as maiores, foram de início rechaçadas. Os grandes trabalhos artísticos, censurados. As grandes revoluções, evitadas. Jamais copiadas, replicadas, plagiadas."


É a tal diferença entre a glória e o êxito!

*PARABÉNS FILHA*

7 anos depois...
A Matita hoje faz anos,
porque Deus assim quis,
o que a Mamã lhe deseja é que seja feliz!


New York Times recomenda Guimarães

JN 10-01-2011 por Nuno Cerqueira

O "New York Times", prestigiado jornal norte americano, elegeu a cidade de Guimarães como um do destinos recomendados para 2011. Guimarães surge como um dos 41 locais do mundo "a não perder," definindo-a como uma das cidades emergentes da Península Ibérica.

"Uma série de acontecimentos recentes, como a eleição para Capital Europeia da Cultura 2012 e a reabilitação do centro histórico, que a tornaram património da UNESCO, ajudaram a transformar a cidade berço da juventude e um dos pontos quentes da península ibérica", afirmou Charly Wilder no artigo onde também são recomendados locais a visitar, onde comer e ficar, acompanhados ainda de roteiros, vídeos e fotografias da cidade de Afonso Henriques.

O jornalista destaca ainda o Centro Cultural Vila Flôr (CCVF). Segundo o artigo, este local "alimenta a música e arte" da cidade e descreve-o como "um centro cultural intelectual-contemporâneo que nasceu da recuperação de um palácio do século XVIII", salientando um dos eventos agendados para Março, o primeiro Festival Contemporâneo de Dança.

Na versão on-line do NYT é recomendado o "Solar do Arco" e "El Rei Dom Afonso" como locais para uma típica refeição, assim como os destinos a visitar passam pelo "Museu Alberto Sampaio", "Paço dos Duques de Bragança" e a "Igreja de S. Francisco", surgindo à cabeça a "Pousada de Santa Marinha da Costa" como local para dormir.

Guimarães surge no meio de destinos turísticos de 2011 tão variados como a ilha africana de Zanzibar, as montanhas do Kosovo, Budapeste, Miami, as ilhas de San Juan e Koh Samui na Tailândia, ou no meio das cidades cosmopolitas de Milão e Londres.

EU SOU VIMARANENSE!