Obras na Alameda São Damaso - Guimarães

"Operação delicada ao centro histórico" este é o titulo do artigo do JN de 2010-10-11 escrito por Carlos Rui Abreu.

E assim dão inicio as famosas obras para a Capital Europeia da Cultura 2012. Na minha opinião obras de beneficiação de passeios, criação de mais zonas verdes e de estratégias de trânsito menos caóticas para uma zona com tanto simbolismo histórico são necessárias... mas digo com toda a sinceridade que me sinto apreensiva com o que irá sair dali. Isto porque o Largo da Mumadona foi e é uma grande desilusão a todos os niveis: desde o revestimento malhado e constantemente deteriorado, ao formato da "praça/rotunda", passando pela frieza das cores utilizadas, da falta de vegetação, da parca ou inexistência utilidade do espaço, colmatando no "espeto" e posição em que colocaram a Mumadona.

Tenho esperança que esta intervenção urbanistica na zona do Toural seja agradável a moradores, lojistas e turistas, e que tenham aprendidos com os erros do passado e que mais nenhuma zona histórica de Guimarães nos encha de tristeza.

Porque como ouço dizer os comentadores desportivos "em equipa vencedora não se mexe". Assim sendo para pior é melhor nem fazer obras e gastar o dinheiro em regalias visiveis e sentidas pelos habitantes da cidade de Guimarães.

No comments: