O problema do mal

Depois de ler e considerar deliciosos alguns textos sobre Sto. Agostinho, seus pensamentos e explicações, resolvi deixar-vos este que de um modo sucinto e simples explica o seu ponto de vista, esclarece muitas dúvidas e abre muitos horizontes.

"Santo Agostinho tenta explicar que a origem do mal está no Livre-Arbítrio concedido por Deus. Deus em sua perfeição, quis criar um ser que pudesse ser autónomo e assim escolher o bem de forma voluntária. O homem, então, é o único ser que possuiria as faculdades da vontade, da liberdade e do conhecimento. Por esta forma ele é capaz de entender os sentidos existentes em si mesmo e na natureza. Ele é um ser capacitado a escolher entre algo bom (proveniente da vontade de Deus) e algo mal (a prevalência da vontade das paixões humanas).
Entretanto, por ter em si mesmo a carga do pecado original de Adão e Eva, estaria constantemente tendenciado a escolher praticar uma acção que satisfizesse suas paixões (a ausência de Deus em sua vida). Deus, portanto, não é o autor do mal, mas é autor do livre-arbítrio, que concede aos homens a liberdade de exercer o mal, ou melhor, de não praticar o bem."


Espero que tenham gostado e que procurem na palavra destes Santos(Homens Do Bem) algumas das razões para a frustação e descrédito que por vezes nos assolam.
Basta acreditar, ser humilde, reconhecer, entregar e confiar no Bem.

BiBam pelo Bem

1 comment:

W.Churchill said...

É isso mesmo!Compete-nos, a nós, escolher...isso é realmente perfeito.

Escolhamos o Bem!! Vistamos a couraça do Bem e nada nos atingirá! O Mal é muito poderoso, mas o Bem tem infinitamente mais poder.
Yes we can!All we need is love and hope!
Bibe Bem!